FEBRUARY 2008 – UP BALLOON

Coletânea de Fevereiro do ano de 2008. Uma das primeiras a serem criadas. Dei uma remodelada nela, tirei um monte de música japonesa nada a ver com o ritmo em si. Priorizei músicas mais calmas com ar “atmosférico”. No começo desse ano, comecei a reler o livro “A Ilha Misteriosa” de Júlio Verne. Nas primeiras páginas, o autor descreve um episódio de um balão caindo numa ilha deserta. A passagem toda, de como eles sobreviem é muito interessante. Me imaginei no lugar dos protagonistas, por isso, veio o tema central dessa playlist. Sei que existe um outro livro do Verne com o tema Balão, vou procurar ler no futuro…

Começamos com Weezer, uma banda de rock alternativo da California. Esses dias baixei o album Maladroit, e por algum motivo, veio essa música “Island In The Sun”. Gostei tanto dessa música que ouvi umas 20 vezes seguidas. O clipe é fantástico, tem os integrantes da banda se relacionando com animais, num cenário sob o sol e grama verde. Bela faixa para começar esse V.A. Viagem de Balão rs.

Tahiti 80 e Phoenix conheci na época da faculdade, quando uma amiga gravou um CD com músicas sortidas, na mesma linha das bandas. Tahiti 80 é uma banda de pop-rock francesa, e não vejo muito eles na mídia, acho que a música mais conhecida deles por aqui é essa Heartbeat. Já a banda Phoenix, já achei em uma loja, o CD Alphabetical por dez reais. Comprei pra conhecer melhor a banda e adorei. Recomendo esse album (apesar de ser curtinho…).

A música ambiente é uma marca registrada da banda Air. Mais conhecida pela música Sexy Boy (que tocava odo santo dia na Mtv nos anos 90). Kelly Watch The Stars encaixa perfeitamente no conceito de viajar de balão, pela atmosfera, vendo as estrelas (levando pelo sentido literal da frase rs). Modest Mouse, mais uma banda de rock alternativo, The View tem uns acordes interessantes e diferentes, como se fossem “ruídos da atmosfera”.

Em seguida temos a fodônica The Map of The Problematiqué, da banda Muse. A minha segunda faixa favorita deles (a primeira é Knights Of Cydonia). Não lembro como conheci Muse, mas sempre esteve muito ligado no meu dia-a-dia, pois em todos os lugares que eu já trabalhei, alguém sempre falava dessa banda.

Cansei de Ser Sexy Klaxons vem em seguida, dando um tom mais eletrônico para o playlist. Alias, o tema “Up Balloon” vem da faixa Fuck Off Is Not The Only Thing You Have To Show, a vocalista Love Foxxx repete essa frase diversas vezes durante a faixa. CSS conheci por curiosidade através de uma indicação do crítico da Folha de S.Paulo Álvaro Pereira Junior. Ele tinha falado bem da banda, por isso me interessei em ouvir (assim como ele falava de Klaxons, como já postei ano passado aqui sobre eles…).

Stars, Comfortably Numb e Sunrise seguem a linha eletrônica do V.A., acabando em World de New Order. Um fato curioso é que eu ADORO esse clip. Ele se passa num hotel de luxo de alguma praia dos Estados Unidos, tem um angulo de câmera que entra na narrativa, mostrando as pessoas se divertindo e tendo casos com putas e michês. Na terceira vez que vi esse clipe, entendi a ideia que eles passavam, tente adivinhar essa mensagem ;D

The Church e Joy Division vem com um tom mais calmo no V.A. Essa Under The Milky Way passava direto no final de tarde, quando eu ouvia a Kiss.FM. Marcou bem uma fase, acho uma música muito linda. E Atmosphere, uma das faixas mais deprês que já ouvi. Essa sinfonia com “sinetas angelicais” de fundo é bem arrepiante.

Open Sky e All Souls Night, vem no tom de dar um ar de New Age pra playlist. Algo como um presságio de fim do mundo, como se o balão estivesse mesmo lá no alto da atmosfera, sob as nuvens, o céu aberto e esperando que o destino ou as forças da natureza tomem o rumo da embarcação.

E para fechar, temos 10th Man Down, que poderia significar a sobrevivência dessa viagem de balão. A tripulação que caiu na ilha do Júlio Verne, estivesse preparada para arcar com as consequências que estão por vir. Um paralelo é que esse livro do Verne me lembra muito a ilha de LOST. Será que teria algo a ver? rs Espero qeu gostem desse V.A. tá uma viagem total 😛

FEBRUARY 2008 – UP BALLOON

1. Weezer –Island in the Sun
2. Tahiti 80 – Heartbeat
3. Phoenix –Everything Is Everything
4. Air –Kelly Watch the Stars
5. Modest Mouse – The View
6. Muse –The Map of the Problematiqué
7. Hi Fashion – Amazing
8. Cansei de Ser Sexy – Fuckoff is Not the Only Thing you Have to Show
9. Klaxons – Two Receivers
10. The Church –Under The Milky Way
11. David Bowie – This Is Not America
12. New Order –World Price Of Love
13. Roxette – Stars
14. Scissor Sisters – Comfortably Numb
15. Simply Red – Sunrise
16. Joy Division – Atmosphere
17. Enigma – Gravity of Love
18. Blue Stone – Open Sky
19. Loreena McKennitt – All Souls Night
20. Nightwish – 10th Man Down

Duração: 1h22

Ouça Online via Spotify!


blue-stone-messages

chasefaster

chasefaster

Me chamo Edu D’Angelo, mais conhecido como Chase Faster! Nasci em Outubro de 1984 (Libra com ascendente em Libra) e sou um Proudly Nerd assumido! Sou apaixonado pelo universo Geek (Action Figures, Comics, Animes, Filmes dos Anos 80, Seriados antigos, Teatro, Circo, Exposições e Shows) e desde 2006, crio um Setlist mensal com as músicas que mais ouvi naquele mês. Dez anos depois, estou aqui relatando tudo o que venho vivenciado por São Paulo, com muita nostalgia oitentista.