Suffer Well – Depeche Mode (15/30)

Era 2009, eu estava desempregado, usando meu tempo inútil na internet. Eu ia todo dia no final da tarde ao Parque Villa-Lobos correr/andar de bike (pelo menos eu estava em forma hahaha). Eu ouvia meu ipod de músicas de albuns que eu sempre tinha deixado pra depois. Me atualizei musicalmente nessa época e uma das coisas mais legais era montar, na minha cabeça, e depois no computador, as melhores sequências de músicas. Elencando qual final de música ficaria melhor com o começo da outra.

Nessa época eu ouvia muito J-Rock, e montava os setlists e Best Of’s pra mim mesmo (antes de postar nos blogs, assim citados no post do L’Arc~en~Ciel). Trocando ideia pela internet (os saudosos Orkut e Msn), entrei em contato com uma DJ dona de uma festa altenativa na Avenida Consolação (em São Paulo). Me empolguei e montei um projeto: uma balada com musica japonesa. Apresentei para ela e lhe mostrei alguns clipes das bandas como Dir en Grey e Mucc. Ela adorou, topou na hora e me convidou pra tocar no mês seguinte em sua balada. Dito e feito. Eu divulguei em todas as comunidades de J-Rock que ia ter uma balada especifica do genero, pro povo de São Paulo. Me preparei todo, todas as setlists, gravei os CDs, consegui um emprego nesse meio tempo, voltava pra casa de noite e ficava pirando nas setlists, crinado milhões de expectativas.

E tinha chegado o grande dia, chamei bastante gente, a casa era bem pequena, a pista de dança minuscula, mas eu achei tudo muito charmoso e tinha a vibe obscura que o J-Rock tem. Eu nem sabia tocar nem nada, ela me ensinou em dez minutos e me virei depois. Foi uma experiência incrível, tava lá o povo se divertindo, me pedindo as músicas, toquei duas horas as musicas que eu queria. O legal foi ela ter pegado Depeche Mode pra me ensinar a tocar. ela usou The Smiths e Weezer também. Achei muito encantador, posso parecer um amador, marinheiro de primeira viagem, mas nunca tinha sido DJ antes, adorei! Imagina você criar todas as aquelas setlists/best ofs e finalmente poder tocar? Em alto e bom som? Preciso fazer um curso profissionalizante pra me aprofundar mais.

Essa balada tinha sido perto do meu aniversário, em Outubro, e eu tinha comprado pelo Submarino, um DVD com os melhores clipes do Depeche Mode. Eu estava na vibe de assistir clipes de bandas que eu conhecia, mas não manjava, sabe essa expressão? Queria me aprofundar mais nessa banda dos anos 80 obscura. Depeche Mode é uma banda de música eletrônica formada em 1980 em Basildon, Essex, Reino Unido. A banda é a mais duradoura e bem sucedida que emergiu da era new romantic e new wave. Um dos grupos precursores do synth pop, Depeche Mode é um dos maiores e mais importantes representantes do gênero, juntamente com New Order, Soft Cell, Pet Shop Boys e Human League.

Este movimento musical inglês no início dos anos 80 foi considerado como uma tentativa britânica de responder à influência dos alemães pioneiros da música eletrônica, Kraftwerk, cujo som e imagem eram imitados por parte dessas bandas. Com o tempo, o Depeche Mode ficou cada vez melhor, tomando uma vantagem enorme em cima de seus concorrentes conterrâneos e até sobre o próprio Kraftwerk e hoje é considerado grande influência para diversas bandas de Pop e Rock atuais, como Smashing Pumpkins e Placebo.

O grupo Depeche Mode é formado por Dave Gahan (vocalista), Martin L. Gore (tecladista, guitarrista, vocalista e compositor a partir de 81), Andrew Fletcher (tecladista) e Vince Clarke (tecladista e compositor de 80 a 81). Vince Clarke deixou a banda após o lançamento do álbum de estréia em 1981. Ele foi substituído por Alan Wilder, membro de 82 a 95. Após a saída de Wilder, os Depeche Mode continuaram a carreira como um trio.

Foi uma escolha difícil, impossível elencar somente uma faixa dessa banda. Por pouco não escolho Enjoy the Silence (que seria todo o conceito do Rancho, citado anteriormente), preferi Suffer Well, por trazer toda a sonoridade e o conceito de uma psita de dança. Como me baseio muito nos video-clipes também, rolou uma aproximação com o Dave Gahan dançando sozinho na boate vazia hahaha.

Where were you when I fell from grace
Frozen heart, an empty space
Something’s changing, it’s in your eyes
Please don’t speak, you’ll only lie
I found treasure not where I thought
Peace of mind can’t be bought
Still I believe

I just hang on
Suffer well
Sometimes it’s hard
It’s hard to tell

An angel led me when I was blind
I said take me back, I’ve changed my mind
Now I believe
From the blackest room, I was torn
He called my name, a love was born
So I believe

I just hang on
Suffer well
Sometimes it’s hard
It’s hard to tell

I just hang on
Suffer well
Sometimes it’s hard
So hard to tell

chasefaster

chasefaster

Me chamo Edu D’Angelo, mais conhecido como Chase Faster! Nasci em Outubro de 1984 (Libra com ascendente em Libra) e sou um Proudly Nerd assumido! Sou apaixonado pelo universo Geek (Action Figures, Comics, Animes, Filmes dos Anos 80, Seriados antigos, Teatro, Circo, Exposições e Shows) e desde 2006, crio um Setlist mensal com as músicas que mais ouvi naquele mês. Dez anos depois, estou aqui relatando tudo o que venho vivenciado por São Paulo, com muita nostalgia oitentista.