Principles of Lust – Enigma (16/30)

Meu avô comprou um Rancho numa cidade do interior de São Paulo nos anos 70. A princípio seria um lugar para pescar e passar o fim de semana com a família. Em pouco tempo, a rua povoou e encheu de outras casas, que permanece assim até os dias de hoje. E uma cidade pequena, povoada por pessoas que exploraram a região durante a Revolução de 1932, onde tropeiros do sul que passavam por ali se firmaram.

O legal é que o rancho fica no “meio do mato”, literalmente, pois estamos cercados de pasto e às margens do rio Paranapanema. Este rio sobe o nível normal de água a cada dez anos, destruindo algumas casas que não resistem à correnteza. Já faz mais de doze anos que não tem enchente lá. Lembro de 1997, saindo de lá de barco e 2002, na qual a casa ficou com uma rachadura feia na lateral. Aos poucos fomos cuidando, o rio não encheu mais e continua lindo. É um dos rios que não está poluído em São Paulo
Minha relação com esse lugar é bem “fugere urbem”, eu sempre vou pra lá quando quero fugir da cidade, da poluição e do trânsito de São Paulo. Tem tanta coisa pra fazer ali, como explorar a região de bicicleta, caminhar pelas trilhas formadas naturalmente à beira do rio, pescar, ver o pôr-do-sol do pasto, fazer uma bela fogueira ou simplesmente dormir o dia inteiro ouvindo os passarinhos. À noite podemos ver o hemisfério sul inteiro coberto de estrelas, coisa rara de ser vista na cidade, é como falam “céu de diamante brilhando”. Dá até pra dar uma pirada olhando esse céu e nos questionando se estamos sozinhos nesse universo.
Sempre que vou pra lá, pude observar que a música é sempre presente, indo desde criança, ouvindo as músicas que meu pai escolhia, até os dias atuais, com os amigos e ouvindo de tudo o dia inteiro. Uma das trilhas sonoras que me marcou foi do artista Enigma. Meu pai gravava as músicas favoritas dele numa fita K7 e ouvíamos sua trilha sonora no carro, a caminho do rancho. Embora se pense que Enigma seja um grupo musical, na verdade é um projeto musical idealizado pelo músico romeno, radicado na Alemanha, Michael Cretu. O projeto tem, segundo o próprio idealizador, o intuito de trazer novos tipos de músicas no cenário musical atual. Criado em dezembro de 1990, seu primeiro hit foi Sadness Part 1, muito conhecido por usar Cantos Gregorianos na mixagem da música, desde então o projeto ficou mundialmente conhecido. Meu pai ouvia o album MCMXC a.D., de 1990, e desde então tive um gosto muito grande por músicas do gênero. Conheci Deep Forest, outra banda no mesmo estilo.

 

Esse gênero “New Age” é muito agradável de se ouvir. Uma época, quando eu tive insônia, ouvia para dormir, me acalmava e eu me imaginava num ambiente calmo e tranquilo, que é o que esse estilo transparece. Esse album que citei, o MCMXC A.D. começa com uma bela introdução, com as seguintes palavras:”Good Evening
This is the voice of Enigma

In the next hour
We will take you with us into another world

Into the world of music, spirit and meditation

Turn off the light
Take a deep breath
And relax

Start to move slowly

Very Slowly
Let the rhythm be your guide in light”

É uma introdução excelente para um tempo zen para você mesmo. Quando você quer dar aquela pausa noa rotina maluca da cidade, do trânsito, do trabalho… É bem gostoso se desligar um pouco, se desconectar… Já usaram as músicas de Enigma em muitos filmes e novelas, por exemplo no primeiro episódio da Novela VAMP (olha o coveiro aqui, essa é uma novela de vampiros, que estreou em 1991 na Rede Globo), onde a estrela-protagonista Natasha (Cláudia O’Hana) canta esse trecho de Principles of Lust em Veneza, Itália, fazendo toda uma performance para os turistas ali na época. Memorável!

A: Sadeness

Procedamus in pace
In nomine Christi, Amen
Cum angelis et pueris, fideles inveniamur
Attollite portas, principes, vestras,
Et elevamini, portae aeternales,
Et introibit Rex gloriae.
Quis est iste Rex gloriae?

Sade, dis-moi…
Sade, donnes-moi…

Procedamus in pace
In nomine Christi, Amen

Sade, dis-moi, qu’est-ce que tu vas chercher?
Le bien par le mal? La vertue par le vice?
Sade, dis-moi, pourquoi l’évangile du mal?
Quelle est ta relígìon? Ou sont tes fidèles?
Si tu es contre Dieu, tu es contre l’homme.
Sade, es-tu diabolique, ou divin?

Sade, dis-moi… Hosanna
Sade, donnes-moi… Hosanna
Sade, dis-moi… Hosanna
Sade, donnes-moi… Hosanna
Procedamus in pace
In nomine Christi, Amen

B: Find Love

The principles of lust are easy to understand
Do what you feel, feel until the end
The principles of lust are burned in your mind
Do what you want, do it until you find love
The principles of lust are easy to understand
The principles of lust are burned in your mind
Do what you want, do it until you find love
I am to come…

C: Sadeness (Reprise)

Do what you feel, feel until the endnemA, itsirhC enimon nI
rumainevni seledif, sireup te silegna muC
Sade, dis-moi…
Sade, donnes-moi…
Sade, dis-moi… Hosanna
Sade, donnes-moi… Hosanna
Sade, dis-moi… Hosanna

chasefaster

chasefaster

Me chamo Edu D’Angelo, mais conhecido como Chase Faster! Nasci em Outubro de 1984 (Libra com ascendente em Libra) e sou um Proudly Nerd assumido! Sou apaixonado pelo universo Geek (Action Figures, Comics, Animes, Filmes dos Anos 80, Seriados antigos, Teatro, Circo, Exposições e Shows) e desde 2006, crio um Setlist mensal com as músicas que mais ouvi naquele mês. Dez anos depois, estou aqui relatando tudo o que venho vivenciado por São Paulo, com muita nostalgia oitentista.