This Is The Day – The The (20/30)

Em 1992 estudei numa escola chamada Poço do Visconde, na Avenida Pompéia. Tinha curso do maternal à oitava série. Estudei a primeira série, tenho ótimas recordações dos coleguinhas da sala, das atividades, do lugar, o fato de ter minha família inteira estudando comigo lá também, cada um em uma série hahaha. Minha mãe levava meu irmão e três primos mais velhos pela manhã, e eu e mais dois primos pela tarde. Ter a família estudando com você era engraçado… Isso meio que ditava sua personalidade escolar rs.

O Centro de Educação Poço do Visconde (CEPV) era uma escola tradicional que se localizava num bairro residencial da Pompéia, zona Oeste de São Paulo capital. Não tenho muitas informações sobre essa escola, mas lembro que um casarão colonial a abrigava. Tinha um portão vermelho grande, duas quadras, um parquinho na areia e uma casinha. Preciso pegar as fotos antigas pra me lembrar do local. Achei no Youtube um video que fizeram sobre a escola, era mais ou menos assim.

Anos depois, passando pela Avenida Pompéia, vi que a escola virou o Colégio Alvorecer até 2011 e sem mais nem menos, derrubaram aquele casarão tão fofo e cheio de história. Virou uma galeria comercial com restaurante japonês e acessorios esportivos. Uma pena, não pela infância de muitas crianças que ali estudaram, mas pelo registro arquitetônico que ali se fazia presente, no meio de novos prédios e tudo novo sendo construído. Esse bairro é bem tradicional, achei horrível a demolição da escola.

Agora por que estou falando sobre tudo isso? A trilha sonora da época, é claro hehe. Aquela época eu tinha nem 8 anos, mas lembro super bem das músicas que tocavam no carro da minha mãe. Uma pérola atrás da outra, como Your Love (The Outfield), Major Tom (Peter Schilling), No Rain (Blind Melon) e This Is The Day (The The). Este último, é uma banda inglesa, com origem em 1979 e teve diversas formações, com um membro constante sempre, o Matt Johnson. O grupo tende para o New Wave, Psicodélico e Synthpop. algumas músicas são inclassificáveis, como as do album “Burning Blue Soul”.

O The The não é um grupo mundialmente conhecido, talvez por não terem um gênero constante qe possa classificá-los. Mas a inteligente abordagem de Matt Johnson à composição; o seu trabalho que é resultado genuíno da sua observação perspicaz de si próprio e do mundo, não algo plástico para se moldar à moda do momento; a profundidade e intensidade da sua obra; o enorme talento que ele e outros membros do grupo demonstraram fazem de The The uma referência essencial do século XX e início do XXI.

Anos depois fui conhecer melhor essa banda, me interessei pela capa do album Soul Mining, na qual uma curiosa figura está fumando um cigarro. Depois me liguei que eles eram a mesma banda que tocava “Uncertain Smile“, na qual adoro também. Teve uma época que eu peguei esse album para ouvir para domir, para curar minha suposta insônia. Eu sofro de disturbio do barulho alheio, tipo pegada do vizinho do andar de cima. Eu ligava esse album no repeat e ia dormir. Acordava com todas as melodias psicodélicas na cabeça, ressoando durante o dia. Fiz esse esquema durante todo o ano de 2012.



This Is The Day que trago na vigésima posição seria uma típica música para ouvir de manhã, adoro começar o dia com ela. A melodia inicial encaixa muito bem com a cena de saindo de casa, indo trabalhar. Mas a letra é justamente de alguém que ainda não dormiu, que está chegando em casa pra dormir… o que serve também hahaha

Well you didn’t wake up this morning
‘cause you didn’t go to bed
You were watching the whites of your eyes turn red

The calendar on your wall is ticking the days off

You’ve been reading some old letters
You smile and think how much you’ve changed
All the money in the world couldn’t buy back those days

You pull back the curtains, and the sun burns into your eyes
You watch a plane flying across a clear blue sky
This is the day your life will surely change
This is the day when things fall into place

You could’ve done anything, if you’d wanted
And all your friends and family think that you’re lucky

But the side of you they’ll never see
Is when you’re left alone with the memories
That hold your life together like glue

You pull back the curtains, and the sun burns into your eyes
You watch a plane flying across a clear blue sky
This is the day your life will surely change
This is the day when things fall into place

This is the day your life will surely change
This is the day your life will surely change
This is the day your life will surely change

chasefaster

chasefaster

Me chamo Edu D’Angelo, mais conhecido como Chase Faster! Nasci em Outubro de 1984 (Libra com ascendente em Libra) e sou um Proudly Nerd assumido! Sou apaixonado pelo universo Geek (Action Figures, Comics, Animes, Filmes dos Anos 80, Seriados antigos, Teatro, Circo, Exposições e Shows) e desde 2006, crio um Setlist mensal com as músicas que mais ouvi naquele mês. Dez anos depois, estou aqui relatando tudo o que venho vivenciado por São Paulo, com muita nostalgia oitentista.