Suedehead – Morrissey (21/30)

Em 2004, estudava no Mackenzie de noite e pela manhã fazia estágio num estúdio de modelagem de brinquedos. O estúdio ficava na casa de um amigo de infância do meu pai, na qual me chamou pra fazer um teste e auxiliar ele enquanto eu estudava. Aprendi muito, desde ter responsabilidade para/com o trabalho a ser entregue como negociar preços e prazos. Era engraçado pois parecíamos duas crianças conversando sobre séries, filmes, desenhos animados e ilustradores.

Produzíamos moldes de brinquedos em silicone e cera, para isso fazíamos o protótipo em clay (uma massa quando aquecida fica bem maleável) e tirávamos a forma dos produtos. Depois tinha o processo de desbaste e pintar com o aerógrafo. Era bem trabalhoso, eu demorava um pouco pois ainda estava apredendo os macetes.

O estudio tinha um monte de livro de ilustradores como Boris Vallejo e Julie Bell, um casal que pintava em estilo realista e mitologia fantástica. Fora isso tinha um monte de brinquedo espalhado e suas invenções malucas como um agitador (que seria aquelas esteiras pra tirar celulite) pra tirar as bolhas do silicone. Fiquei 2 anos trabalhando lá. Ora só de manhã, ora o dia todo, dependia do dia. Ficávamos o dia inteiro ouvindo a rádio na Kiss.Fm.

Era bem gostoso, trabalhar com um processo manual e ouvir os classic rock. Me arrisquei a fazer uns bonecos em clay, mas nao ficou tão bom, precisa manjar muito de anatomia para o 3D. Hoje vendo os action figure que tenho em casa talvez me sairia melhor.

Selecionei a musica Suedehead do Morrissey do grupo The Smiths pra representar essa fase. Era uma música que tocava todo dia na rádio. The Smiths foi uma banda de rock Inglesa formada em Manchester nos anos 80. Morrissey e Johnny Marr, uma das duplas mais famosas do pop britânico e quem sabe do mundial. Juntos montaram uma das mais importantes bandas dos anos 80. A guitarra de Marr é imitada nos locais mais distantes do mundo. As letras de Morrissey são consideradas das mais inspiradas do universo alternativo até hoje.

The Smiths é uma banda que escuto até hoje, em qualquer ocasião, em dias alegres ou em dias tristes. Acho que ela encaixa muito bem nas duas situações. Suedehead é do cantor Morrissey, mas sempre achei que era do The Smiths rs.

Os suedeheads é outra dessas tendências de cultura urbana na Inglaterra. Formada por skinheads frequentadores das festas de ska, reggae, rocksteady e nothern soul que lotavam as entradas dos clubes e bailes, havia uma enorme influência do universo mod, tanto no seu lado musical, visual e no seu estilo de vida. O estilo de vida dos suedeheads tinha um certo sentido revival, mais de maneira bem mais moderna que ajudou a fundar costumes no meio skinhead. Assim como os mods, eles cultuavam scooters Lambretta e Vespa, gostavam de cultuar a imagem, estavam sempre arrumados, alinhados, botas e sapatos bem polidos. Também estavam sempre em festas, envolvidos na vida noturna. Com a popularização do reggae na Inglaterra em 1970, os suedeheads viram um sinal de que sua cultura podia continuar moderna e viva nas festas de ska/reggae.

Esse single estreou melhor do que qualquer outro hit do Smiths na UK Singles Chart, em quinto lugar, em Fevereiro de 1988.  E o clipe foi filmado onde o falecido James Dean, viveu e está enterrado hoje. Um belo hit e está aqui no vigésimo primeiro lugar do meu Top 30.

Why do you come here?
And why do you hang around?
I’m so sorry
I’m so sorry
Why do you come here
When you know it makes things hard for me?
When you know, oh
Why do you come?

Why do you telephone?
And why send me silly notes?
I’m so sorry
I’m so sorry
Why do you come here
When you know it makes things hard for me?
When you know, oh
Why do you come?

You had to sneak into my room
“Just” to read my diary
It was just to see, just to see
All the things you knew
I’d written about you
And so many illustrations

I’m so very sickened
Oh, I am so sickened now

It was a good lay, good lay
It was a good lay, good lay

chasefaster

chasefaster

Me chamo Edu D’Angelo, mais conhecido como Chase Faster! Nasci em Outubro de 1984 (Libra com ascendente em Libra) e sou um Proudly Nerd assumido! Sou apaixonado pelo universo Geek (Action Figures, Comics, Animes, Filmes dos Anos 80, Seriados antigos, Teatro, Circo, Exposições e Shows) e desde 2006, crio um Setlist mensal com as músicas que mais ouvi naquele mês. Dez anos depois, estou aqui relatando tudo o que venho vivenciado por São Paulo, com muita nostalgia oitentista.