#10 Cureless (L’Arc~en~Ciel)

Formada em Osaka, Japão, no ano de 1991, L’Arc~en~Ciel é composto por Hyde (vocal),Tetsuya (líder, baixo), Ken (guitarra) e Yukihiro (bateria). Trata-se de uma das bandas de maior sucesso do Japão, No início o grupo apostava no Visual Kei, estilo de se vestir andrógino e carregado em maquiagem, bastante comum no oriente e inspirado no movimento glam britânico e norte-americano, e suas músicas são bastante variadas, havendo em seu repertório baladas,hard-rock, pop-rock, entre outros, tudo isso de uma maneira muito original, dando identidade e um som único a banda. Tanta criatividade aliada a sua popularidade levou a Organização Japonesa de Cultura a considerá-la a maior banda japonesa de todos os tempos.
O primeiro single foi Floods of tears, lançado em 1992 em edição limitada, sendo muito raro encontrá-lo atualmente. Em 1993, o primeiro álbum, DUNE, foi lançado sendo ainda considerado indie. O vídeo single Nemuri ni Yosete, lançado em 1994, foi o primeiro lançamento major do L’Arc~en~Ciel e o segundo single, Blurry Eyes, foi usado como tema de abertura do anime DNA², sendo a primeira música a fazer um sucesso considerável no país asiático. No mesmo ano de 1994 veio a tona o segundo álbum, Tierra.

Em 1995 foi o ano do álbum heavenly e em 1996 o Laruku (apelido dado carinhosamente a banda) começou a ser mais conhecido mundo afora com o lançamento do seu quarto álbumTrue, o primeiro a ultrapassar 1 milhão de cópias vendidas. Porém, um incidente envolvendo o baterista da banda na época, sakura, preso por porte de drogas, trouxe uma série de problemas, culminando com o cancelamento do single the Fourth Avenue Cafe, que era usado como tema de encerramento no anime Rurouni Kenshin, além do recolhimento nas lojas dos singles e álbuns.
Em outubro de 1997, sakura (bateria) decidiu deixar o L’Arc~en~Ciel e foi substituído por yukihiro. O primeiro single dessa nova formação foi Niji e, no dia 23 de dezembro de 1997, eles realizaram seu primeiro show no Tokyo Dome, entitulado Reincarnation, cujos 56.000 ingressos foram vendidos em 4 minutos, recorde para uma apresentação realizada nesse local. Por fim, em 1998, lançam o álbum HEART.
A partir daí, muitos singles saíram e em 1999 foram lançados simultaneamente os álbuns arkray,sendo estes os discos mais vendidos até agora. Os dois juntos somam mais de 6 milhões de cópias vendidas.

Depois do oitavo álbum, REAL, L’Arc~en~Ciel fez uma pausa e cada um deles se engajou em seus próprios projetos: yukihiro com a banda acid android, ken (e o antigo baterista sakura) com SONS OF ALL PUSSYS, hyde em carreira solo, entitulada HYDE e tetsu com sua carreira solo chamada TETSU69 (nome que recentemente mudou para apenas tetsu). Em 2003 L’Arc~en~Ciel deu sinais de que estaria de volta a ativa ao realizar o Shibuya Seven Days, uma sucessão de shows que durou uma semana, e cujos ingressos foram vendidos em questão de minutos. Em 2004 as suspeitas se concretizaram e o álbum SMILE sorriu para os fans.
No ano 2004 o L’Arc~en~Ciel atravessou o globo e foi parar nos EUA, onde realizou um único show em Baltimore que reuniu 12000 pessoas. Ainda assim, infelizmente fora do Japão eles são principalmente conhecidos apenas pelas músicas do anime Full Metal Alchemist: READY STEADY GO como segunda abertura do anime; Link e LOST HEAVEN, respectivamente abertura e encerramento do filme Full Metal Alchemist: Conqueror of Shamballa.
Em 2005 foi lançado então o décimo álbum AWAKE e no ano seguinte foi comemorado o 15º aniversário da banda, marcado pelo lançamento de um conjunto de livros denominado’L’Arc~en~Ciel BOX’, o relançamento dos seus primeiros 15 singles, dos álbuns ark e ray em edição especial limitada e dois shows no Tokyo Dome, nos dias 25 e 26 de novembro, conhecidos como L’Anniversary.


Em 2007, quatro singles deram as caras (entre eles DAYBREAK’S BELL, abertura do animeGundam00) e em novembro lançaram o décimo primeiro álbum, KISS. Em 2008 muitas novidades: Primeiramente em abril o single DRINK IT DOWN, tema do jogo DEVIL MAY CRY 4, e a partir do mesmo mês teve início o L’7, uma turnê que passou por várias cidades asiáticas (incluindo shows no Tokyo Dome e Osaka Dome), como Shanghai e Hong Kong, e seu primeiro show na Europa, no dia 09/05/2008 em Paris, França. Em agosto foi lançado também o single NEXUS 4 / SHINE, contendo ambas as músicas como a-sides.
Em 2010, para a surpresa dos fans da banda, o L’Arc~en~Ciel anuncia o lançamento de um novo single para janeiro entitulado BLESS, que foi usado como música tema da rede de TV NHK para os jogos olímpicos de inverno em Vancouver. E com isso, essa incrível banda de 36 singles e 11 álbuns continua a agregar fans não só pelo território asiático, mas por todo o planeta.

Em 2012 lançaram o albúm BUTTERFLY (08/02/2012). (Texto retirado do Last.FM)
Eu já tinha colocado eles no meu TOP 30 (comemorativo de 30 anos), escolhi a música THE BLACK ROSE. Hoje volto um pouco no tempo e escolho a música CURELESS do album heavenly de 1995. Acho muito interessante essa época do L’Arc, pra mim, é um hit atrás do outro, amo ouvir o começo da carreira deles, tem um tom de nostalgia enorme!

Cureless (Incurável)
Eu fico observando
Estas memórias que são como vidro trazem-me somente dor.
Esta transbordante ternura
Não pode abraçar este ser incompleto que sou.
 
Eu que não amo a ninguém devo estar perdendo até mesmo você
Como um sonâmbulo, mesmo que eu procurasse a agulha que corta o tempo,
não a acharia
 
Se eu tocá-la, eu a partiria e traria muita dor
Mesmo se eu tentasse recolher as lágrimas que chorei, não poderia transformá-las em amor
 
Mesmo possuindo esta noite, tudo será
Igual, não posso chamar seu nome
Iniciando tudo daqui,
Eu durmo em um sonho mundano eu continuo a sonhar
 
Eu que não amo ninguém estou perdendo até mesmo você
Como um sonâmbulo, mesmo que eu acelerasse a agulha que controla o tempo,
Ainda estarei vagando
 
Eu não posso te acalentar, você que treme com um suspiro branco
Com minhas mãos ressecadas
Eu te magoei, sua agonia não desaparecerá
 
Se eu tocá-la, eu a partiria e traria muita dor
Mesmo se eu tentasse recolher as lágrimas que chorei, não poderia transformá-las em amor
 
Você que treme com suspiro embranquecido sente dor
Além de você que gentilmente eu abraço,
Meu tremor daquele dia desapareceu
A banda está em hiatus desde 2012, sem lançar nenhum album novo. Recentemente lançaram um novo single EVERLASTING, e tem um DVD de documentário “Over the L’Arc˜en~Ciel” previsto para estreiar em Dezembro de 2014! É a minha banda de J-Rock preferida, adoro ouvir em qualquer lugar! Recomendo!

Mais info: JPOPAsia
Outras músicas favoritas:
• finale
• LOVE FLIES
• THE BLACK ROSE

 

 

chasefaster

chasefaster

Me chamo Edu D’Angelo, mais conhecido como Chase Faster! Nasci em Outubro de 1984 (Libra com ascendente em Libra) e sou um Proudly Nerd assumido! Sou apaixonado pelo universo Geek (Action Figures, Comics, Animes, Filmes dos Anos 80, Seriados antigos, Teatro, Circo, Exposições e Shows) e desde 2006, crio um Setlist mensal com as músicas que mais ouvi naquele mês. Dez anos depois, estou aqui relatando tudo o que venho vivenciado por São Paulo, com muita nostalgia oitentista.