#20 DOLL (BUCK-TICK)

O BUCK-TICK (バクチク) é uma banda de rock, formado no ano de 1983, em Fujioka, Gunma, Japão.  No início da carreira, foi bastante influenciada por bandas ocidentais góticas e de industrial dos anos 80. Com o tempo eles evoluíram e mudaram seu som para um tipo de rock eletrônico bastante particular à banda. Eles também contribuíram muito para o movimento Visual Kei, por sempre buscarem originalidade em sua música, performances e visuais – cada show ou turnê do BUCK-TICK é único.

Bateria: Yagami Toll
Guitarra: Hoshino Hidehiko
Guitarra, Vocal, Noise: Imai Hisashi
Vocal: Sakurai Atsushi
Baixo: Higuchi Yutaka

Bastante conhecida por ser uma das mais antigas bandas ativas do japão, Buck-Tick revolucionou a música japonesa, dando origem, junto a outras bandas, ao movimento Visual Kei, que trazia muita polêmica no cenário musical japonês. Com mais de 20 anos de idade, a banda continua a conquistar fãs pelo mundo inteiro. É conhecida também por seus diferentes estilos musicais e pelo sucesso de suas músicas e de seus shows, que vão desde o punk até o pop.

O Buck-Tick serviu de inspiração para várias bandas e artistas. Hyde, vocalista do L’Arc~en~Ciel já cantou “JUST ONE MORE KISS”. Algumas de suas músicas ainda vieram a se tornar temas para animes, tais como: “Dress”, “Gessekai”, “DIABOLO”, “Kagerou”, “kuchizuke” e “Gekka reijin”.

No ano de 1983, os estudantes do ensino médio Imai Hisashi (guitarra e efeitos) e Higuchi Yutaka (mas conhecido como U-ta; baixo) decidiram formar uma banda juntos. Após recrutar Hoshino Hidehiko (guitarra), Sakurai Atsushi (bateria) e Araki (vocal), a nova banda estava formada sob o nome Hinan Go Go.

No ano seguinte a banda passou a tocar em muitos eventos amadores em toda sua nativa Gunma. A banda só tocavam covers de outras bandas, por não ter nenhuma música original.

Mais tarde, no mesmo ano, a banda passa a se chamar Buck-Tick, que significa fogo de artifício/ bombinha (do inglês, “firecracker”). Até este ponto Imai, Sakurai e Araki já estavam graduados, enquanto Higuchi e Hoshino terminavam seu último ano na escola.

Em 1985 a banda se muda para Tóquio, e essa não é a única mudança: Araki anuncia sua saída da banda. Após argumentar e muito trabalho em convencer os outros membros da banda, Sakurai sai da bateria para ocupar os vocais deixando um Buck-Tick sem baterista. U-Ta retorna para casa com o intuito de recrutar seu irmão mais velho para o lugar desocupado na banda.

Mais experiente que os demais da banda, Yagami Toll já havia tocado em outras bandas, mas a sua banda mais recente, SP, havia acabado há pouco. Toll não estava muito entusiasmado em se juntar à banda de seu irmão mais novo mas, no final, U-ta o convenceu com sucesso!

Tendo somado Toll á formação da banda, o Buck-Tick que conhecemos hoje em dia estava formado.

Após 1986 houve muita atividade para o Buck-tick, começando pelo contrato com a Tayo Records: Kazuyo Sawaki, representante deste selo indie independente, conheceu a banda em um show em Shibuya, fechando assim o contrato com o grupo.

No ano posterior o contrato foi feito com o selo Victor, selo este maior que o anterior. A banda se empenhou em três turnês sem parar, muitas performances solo ao vivo e três álbuns, o que os manteve nos olhos do público, onde sua popularidade continuava a crescer.

Em 1988, quando a banda se apresentou no Sound on Wave 1988, eles anunciaram que “somente colocariam seu cabelo em pé quando estivessem afim”. Assim, eles estavam deixando seu visual consagrado.

Em 1991 o BUCK-TICK lançou um álbum chamado “Symphonic Buck-Tick in Berlin”, com a Orquestra de Câmara de Berlim. Em 1992, a banda grava a música Yokan, com a banda gótica holandesa Xymox (Clan of Xymox). A parceria de sucesso com o selo Victor chega ao fim em 1997, com o contrato com a Mercury Music Entertainment.

Em 2001, num projeto paralelo intitulado “Schwein”, Atsushi Sakurai e Hisashi Imai, junto com Sascha Konietzko (da banda industrial alemã KMFDM) e Raymond Watts (banda industrial PIG), lançando o álbum “Schweinstein”. Trocando de selo, em 2000 o Buck-tick assina contrato com BMG-Funhouse. Com quem ainda permanecem até hoje.



Boneca
Minhas lágrimas escorrem pela joia de vidro que você manchou
Mas, com certeza só estou tendo um sonho estranho num domingo melancólico e quieto


Olho direito, olho esquerdo, uma paranoia interminável, orelha direita, orelha esquerda,uma catarse silenciosa


Eu vejo meu reflexo em seus olhos, lhe vestindo com um espartilho cor de vinho e uma tiara
Vamos dançar num baile de máscaras da morte
Vamos dançar tango, mambo, chá-chá-chá e a última valsa


Mão direita, mão esquerda, você é tão bela, meu amor
Perna direita, perna esquerda, um desengonçado um, dois três


Girando, girando, girando, girando, balançando, balançando, balançando, balançando


Com certeza só estou tendo um sonho estranho num domingo melancólico e quieto


Olho direito, olho esquerdo, olhando pra você, mão direita, mão esquerda, abraçando você


Girando, girando, girando, girando, balançando, balançando, balançando, balançando
Girando, girando, girando, girando, balançando, balançando, balançando, balançando
Girando, girando, girando, girando, balançando, balançando, balançando, balançando
Girando, girando, girando, girando, balançando, balançando, balançando, balançando


Vamos dançar num baile de máscaras da morte
Vamos dançar tango, mambo, chá-chá-chá e a última valsa
Eu vou te abraçar até quase quebrar
Vamos dançar até ficarmos como rosas em pedaços, a última dança


Conheci a banda, através da música DRESS, que um amigo tinha gravado num CD junto à outras músicas de J-Rock/animes… Gostei muito da vibe obscura e etérea dessa faixa, viciando rapidamente. Gosto muito do album “13Kai wa Gekkou”, que tem o universo do circo como tema musical, e desse album, selecionei para a vigésima posição desse Top 50 J-Rock, a música DOLL, transparecendo toda essa atmosfera circense e gótica que é o Buck-Tick!

Outras faixas preferidas:
• Cabaret
• CREAM SODA
• Gessekai

 

chasefaster

chasefaster

Me chamo Edu D’Angelo, mais conhecido como Chase Faster! Nasci em Outubro de 1984 (Libra com ascendente em Libra) e sou um Proudly Nerd assumido! Sou apaixonado pelo universo Geek (Action Figures, Comics, Animes, Filmes dos Anos 80, Seriados antigos, Teatro, Circo, Exposições e Shows) e desde 2006, crio um Setlist mensal com as músicas que mais ouvi naquele mês. Dez anos depois, estou aqui relatando tudo o que venho vivenciado por São Paulo, com muita nostalgia oitentista.