#44 La Fin (Velvet Eden)

O Velvet Eden foi criado em Novembro de 1998. A banda começou com a dupla Dada nos vocais e Kalm nos teclados, que também era o compositor das músicas.

No dia 14 de Novembro aconteceu o primeiro show no Shibuya On Air West, o evento “Tokyo Chikashitsu”. Em Março de 1999 eles criaram sua própria gravadora, chamada Arachne, pela qual eles lançaram a primeiro demo, Street of Alice, no mesmo mês. A demo continha apenas 4 músicas e apenas 1500 cópias foram vendidas.

A banda tocou em alguns outros eventos e no dia 24 de Julho lançou sua segunda demo, entitulada Madame Tarantula.

Os shows em eventos continuaram a acontecer e no dia 31 de Outubro o Velvet Eden participou do evento Yaneura dai Circus. Dada participou como vocalista de sua banda, mas também fez parte do projeto paralelo chamado Mononoke Unit, que contava, entre outros, com Ao (ex-cali≠gari), Ya-su (Ya-foo) e Onan Spelmermaid.

Em Dezembro eles passaram por uma mudança de gravadora e foram para a Castle Records. No dia 10 de Dezembro o primeiro mini-álbum do Velvet Eden foi lançado, chamado Ningyou Shoukan.

Já em 2000, no dia 10 de Março, eles lançaram seu primeiro vídeo, Sad Mask. A fita contém vários vídeos de músicas do Ningyou Shoukan, do mini-álbum Street of Alice (que ainda não havia sido lançado), e algumas músicas novas.

Pouco mais tarde, no dia 27 de Março, Kalm decidiu deixar a banda. E mesmo ele não sendo mais parte do Velvet Eden, Street of Alice foi lançado apenas dois meses depois. Exatamente como no Ningyou Shoukan, Kalm havia escrito todas as músicas e Dada, todas as letras.

Entre os meses de Maio e Junho Dada recrutou novos membros: Masahiro (guitarra), R.Y.O (baixo), Abexx (bateria) e Hora (teclado) se juntaram a banda.

Nos meses que se seguiram eles tocaram várias vezes e em Outubro lançaram o single Sute Neko. Sem Kalm na banda, os outros membros estavam escrevendo as músicas, e a diferença era notável. Nesse single o Velvet Eden se assemelhava muito a uma banda de rock (com exceção de uma música), e a partir daí o som da banda foi passando cada vez mais do eletrônico/dark wave para o rock.

Mais tarde eles tocaram em alguns outros eventos, incluindo, novamente, o Yaneura dai Circus, onde Dada também participou pela segunda vez do Mononoke Unit.

O mês de Dezembro marcou a volta da banda para a sua própria gravadora, a Arachne. E mais tarde a demo Kumo Onna foi lançada. No dia 20 de Dezembro Abexx e R.Y.O deixaram a banda e Hibiki se tornou o novo baixista. Apesar disso, ele não ficou muito tempo na banda, deixando-a no início de 2001.

Pouco tempo depois foi a vez de Hora deixar a banda, em Fevereiro de 2001. Poucos meses depois a banda foi completamente renovada com Lem (bateria), Bera (guitarra) e Mimi (baixo).

Em Maio outra demo foi lançada, Opera-za no Kaijin. Eles fizeram algums show durante o ano, mas a banda sumiu por um tempo.

Em 2002, houve uma seqüência de lançamentos de demos; em Janeiro, Kumo no Sujiro/Kajuen, em Fevereiro, Saigo no Bansan + Fushigi no Kuni no Alice e em Março, Fan Letter Kurenai + Rouge de Noir, Bera foi o compositor principal dessas demos e a mudança sonora foi novamente bastante notável. Comparadas as músicas que foram compostas por Kalm, é difícil acreditar que é a mesma banda. Mas apesar da sonoridade puxada para o rock e com os traços eletrônicos quase todos deixados para trás, as músicas do Velvet Eden continuaram muito boas.

Por volta de Julho, Dada começou a se sentir muito triste com as mudanças de som do Velvet Eden, já que preferia sons mais eletrônicos, e começou a não aparecer nos shows, forçando os outros membros a cantar. Esse é considerado o fim do Velvet Eden, apesar de não haver nenhuma declaração oficial sobre isso.

Após o fim do Velvet Eden cada membro tomou um caminho diferente, e não se sabe o paradeiro de alguns deles.

Kalm desapareceu da cena musical por algum tempo e muitos boatos de uma nova parceria com Dada surgiram. Em 2006 Kalm reapareceu e escreveu músicas para os primeiros singles e o primeiro álbum da carreira solo de Kaya (ex-Schwarz Stein).

Os paradeiros de Masahiro, R.Y.O e Abexx são desconhecido, mas Hora formou o popular Schwarz Stein, com Kaya, em 2001 e, em 2004, após ter alcançado certo sucesso e com o fim da banda, iniciou carreira solo.

Bera, Mimi, e Lem se juntaram ao vocalista Reina e formaram a banda The Velvet. No entando, Reina deixou a banda e, aparentemente, Mimi se tornou vocalista.

Houveram rumores de que Dada havia criado a grife Arachnophobia, mas o único trabalho desde o fim do Velvet Eden de que se tem notícia são os desenhos para o livro de poemas de Kyo, do Dir en grey.

The End
The girl with the eyepath smiles innocently
Unaware of the stares


even after she let’s go of this mirror that were her chains
…bedside manners, how to evaluate men


My dear, I thaught you this and that, that and this
Listen well, those silly clothes no longer suit you


You can spread your adult wings and fly
Here, you now know yourself
… so vanish from here, and never return!


Now go…
You were such a clumsy, timid


Weakling of a girl
But now…


Venus ascends, arching over this city
Here we must part


For the next girl is waiting
Crying with this cruel erotic madam,


On this same street she one day chanced upon,
the girl starts to run away


This is for the best, for the best
Her vision is blurring, everything is bleeding together


Please…
Don’t look back…


La Fin…
La Fin…
La Fin
La Fin

 

chasefaster

chasefaster

Me chamo Edu D’Angelo, mais conhecido como Chase Faster! Nasci em Outubro de 1984 (Libra com ascendente em Libra) e sou um Proudly Nerd assumido! Sou apaixonado pelo universo Geek (Action Figures, Comics, Animes, Filmes dos Anos 80, Seriados antigos, Teatro, Circo, Exposições e Shows) e desde 2006, crio um Setlist mensal com as músicas que mais ouvi naquele mês. Dez anos depois, estou aqui relatando tudo o que venho vivenciado por São Paulo, com muita nostalgia oitentista.