[MOVIES] Capitão América: Guerra Civil

Contém spoilers!

Direção: Anthony e Joe Russo, 2016.

Aqui estou eu, um marvete assumido para relatar sobre esse filmão Capitão América: Guerra Civil! Confesso que já fiquei mega ansioso para assistir esse filme ao ver os primeiros teasers rolando na internet. Capitão América é um dos meus personagens favoritos do Universo Marvel, acompanhei na estreia todos os seus filmes e já li os saudosos gibis da Editora Abril (eu era bem pequeno, mas sentia um orgulho enorme ao ler suas aventuras, sei nem descrever). Após o incrível trailer que aparece o Homem-Aranha no final, pronto, criei mais expectativas ainda.

Para ambientar um pouco, não cheguei a acompanhar a Guerra Civil nos gibis, pois na época tinha optado por acompanhar somente X-Men (era o que minha grana permitia hahahaha). Essa saga foi publicada quando estava na faculdade, tempos de grana curta, sabem como é. Enfim, mas sempre estive ligado e antenado nas sagas, sabia exatamente o que estava acontecendo. Eu ficava ali na Fnac lendo os gibis na hora do almoço, ou após o trabalho (péssimo costume que tenho até hoje). Quando a Salvat publicou essa saga nas bancas, corri para adquirir o meu exemplar e matei a leitura em apenas uma noite!

Claro que a história original do gibi e o enredo do filme são diferentes. Não temos o acidente da escola causado pelos Novos Guerreiros no filme (uma salva de palmas pro Speedball). Achei o filme mais intenso, mais denso, mais profundo. Resumindo o que seria a história: a ONU decide registrar todos os super-heróis (ou os chamados vigilantes) para monitorar e poder autorizar suas atividades no mundo. Tony Stark, o Homem-de-Ferro (Robert Downey Jr.) aceitou essa condição rapidamente, ao contrário de Steve Rogers, o Capitão América (Chris Evans), que preza pela liberdade de ação e atos heroicos de salvar vidas.

Capitão América Guerra Civil 02

Com estes dois pontos de vistas diferentes, começa a “zona” toda. Ao mesmo tempo, acompanhamos a trajetória de Helmut Zemo (Daniel Brühl), que perde a sua família no acontecimento em Sokova (mostrado em Vingadores 2: A Era de Ultron), e tomado pelo ódio, arma um plano para se vingar dos heróis responsáveis pelo acidente em sua cidade. Este mesmo explode uma bomba, dando um jeito de culpar o Soldado Invernal (Sebastian Stan) na reunião de tratado das nações para assinar o termo de registro de vigilantes, matando o Rei T’Chaka de Wakanda. Tchalla (Chadwick Boseman), seu filho jura vingança contra o Soldado Invernal e entra na briga dos Vingadores. (Fanboy mode on: Que cenas de luta incríveis do Pantera Negra! Ficaram muito bem feitas! Que orgulho! Serviu para introduzir um personagem tão importante nas franquias Marvel! /Fanboy mode off)

Capitão América Guerra Civil 05

Viúva Negra (Scarlett Johansson), Visão (Paul Bettany), Máquina de Combate (Don Cheadle) ficam do lado do Homem-de-Ferro. Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), Homem-Formiga (Paul Rudd), Falcão (Anthony Mackie) ficam do lado do Capitão América. O lado divertido e curioso neste ponto é o recrutamento de Peter Parker, o Homem-Aranha (Tom Holland). Tony Stark vai até sua casa para convocá-lo, registrando uma das melhores cenas do personagem no cinema! Fiquei muito animado e feliz nessa parte, METADE do cinema urrou e vibrou muito quando o Aranha apareceu no filme, foi bem engraçado essa parte, até eu estava ali gritando junto hahahaha Sabe, isso que é legal, ver seus personagens queridos tomando forma e vida no cinema, do jeitinho que tem que ser, fiel à sua origem nos quadrinhos. Ficou perfeito! E que legal ter o Tony Stark como mentor! Aguardo ansiosamente o futuro filme do Homem-Aranha sob o Estudio Marvel.

Capitão América Guerra Civil 04

A cena de combate no aeroporto é uma das coisas mais maravilhosas que eu já vi num filme de super-heróis. Todos motivados, soltando a pancadaria, seus poderes, lutas aéreas, Homem-Formiga se transformando no Gigante! (surtei nessa parte, até eu gritei no cinema hahahahahaha) achei surpreendente, é uma coisa que eu quis ter visto em seu filem, demais! A empatia entre o Capitão, Bucky e Falcão ficou muito boa! Com pitadas de um humor comedido, a cena em que Steve beija Sharon e os amigos estão ali com aquela carinha de aprovação é fantástica! Bela sacada!

Capitão América: Guerra Civil é um dos melhores filmes de super-heróis que eu já assisti! Deixa qualquer nerd e marvete orgulhoso ao sair do cinema! Soltei alguns spoilers aqui, mas como estou falando pra todos os amigos, vale muito a pena ir assistir e tirar suas próprias conclusões. É inevitável a comparação com o filme da DC Comics Batman VS. Superman, não vou falar que um é melhor que o outro. Assista os dois e depois me fale você o que achou.

Uma pitada de adrenalina, sangue nerd, nostalgia, expectativas e reviravoltas fizeram o meu coraçãozinho vibrar e ficar bem feliz! Estou muito a fim de assistir de novo no cinema! Não esqueçam que tem DUAS cenas pós-créditos. Espero muito que a Marvel mantenha essa linha criativa incrível nos futuros filmes, é muito satisfatório ter suas expectativas realizadas!

Nota: 10

[TRAILER]

chasefaster

chasefaster

Me chamo Edu D’Angelo, mais conhecido como Chase Faster! Nasci em Outubro de 1984 (Libra com ascendente em Libra) e sou um Proudly Nerd assumido! Sou apaixonado pelo universo Geek (Action Figures, Comics, Animes, Filmes dos Anos 80, Seriados antigos, Teatro, Circo, Exposições e Shows) e desde 2006, crio um Setlist mensal com as músicas que mais ouvi naquele mês. Dez anos depois, estou aqui relatando tudo o que venho vivenciado por São Paulo, com muita nostalgia oitentista.