[CONCERTO] A Harpa e os Ventos na Música de Câmara (Praça das Artes)

A Harpa e os Ventos (Praça das Artes)

A Sala do Conservatório na Praça das Artes (Centro, SP) recebe em 2016 uma série de apresentações dedicada à Música de Câmara. Cada concerto é composto por diferentes formações e temas. Nesta quinta-feira dia 02 de Junho conferi A Harpa e os Ventos na Música da Câmara, composto pela nova formação de instrumentistas da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM).

Se apresentaram Jennifer Campbell na Harpa, Bruno de Luna na Viola, Sanderson Cortez Paz no Contrabaixo, Renan Dias Mendes na Flauta, Rodolfo Hatakeyama no Oboé, Tiago Naguel no Clarinete, Thiago Ariel na Trompa e Fábio Vury no Fagote. Fábio foi explicando ao público as músicas que iriam tocar. Foi uma hora de apresentação, ora com sete pessoas no palco, duas, três ou as oito no final.

A primeira música foi de Desiré Dondeyne, trazendo instrumentos de sopro, contrabaixo e a harpa. Tivemos I.Arabesques, II.Les Improvisations e III.Courante. Muito lindo e emocionante.

A Harpa e os Ventos (Praça das Artes)

Depois tivemos Histoire du Tango do compositor argentino Astor Piazzolla, para harpa e flauta de Jennifer e Renan. Dividido em I.Bordel, II.Cafe, III.Night-Club e IV.Concert d’aujord’hui. Fiquei encantado com a execução impecável de Jennifer na Harpa. Que instrumento de corda maravilhoso. Renan não ficou atrás acompanhando o mesmo nível com a flauta! É lindo escutar uma música tão executada perfeitamente, a acústica da Sala do Conservatório é ótima! Não precisa de microfones, apenas “bons ouvidos”.

A seguir tivemos a harpa, flauta e viola, trazendo Elegiac Trio de Arnold Bax. A última música era de Jean Françaix, dividido em três atos: Les Vieux Beaux (o bom velho), Pin-Up Girls e Les Petits Nerveux (pouco nervoso). Intenso, envolvente. O clarinete teve um grande destaque neste primeiro ato. Maravilhoso.

A performance dos instrumentistas foi super bem executada e emocionante. Me arrepiei todo em vários momentos. A flauta e o oboé ao mesmo tempo foi muito lindo. É muito interessante acompanhar uma apresentação assim ao vivo. No dia a dia estamos tão acostumados com músicas online, no celular, na rádio, que esquecemos como é a execução. Claro, não estou citando shows e apresentações ao vivo, mas sim uma orquestra, um concerto. Acho gostoso esse esquema de ficar ali sentadinho prestando atenção nos instrumentistas dando o seu melhor na apresentação. Me senti muito envolvido, convidado, parecia um convite deles a entrar neste mundo de cordas e sopros.

Sou um pouco leigo no sentido de músicas clássicas e eruditas, mas posso fazer a minha associação nerd e nostálgica (que é a proposta do site hehehe). Ao ver Jennifer tocando a harpa, imaginei ela em roupas renascentistas e neoclássica, com folhas de louro em seu cabelo loiro, tocando numa arena com gramado verde para pequenas crianças e idosos, como se fosse a deusa grega da música. Minha mente é muito fértil, muito criativa hahaha

Ao ver Renan executando a flauta com proeza e determinação lembrei de séries de desenhos animados que eu assistia quando criança, como Cavaleiros do Zodíaco, onde tinha guerreiros que usavam instrumentos musicais como arma. Sorento de Sirene e Mime de Asgard, com a flauta e a harpa respectivamente, saltaram em minhas lembranças. Fiquei bem emocionado, pois gostava muito de suas músicas na Trilha Sonora Oficial do anime. Ao sair da apresentação, voltando para casa, coloquei imediatamente essas músicas para ouvir (sim, eu tenho aqui no meu celular hahaha). Já pulei para as músicas de Poseidon, onde percebi claramente a presença da harpa, piano, flauta e viola.

Mime e Sorento

Amei este concerto, estou de olho nas próximas! Além desta apresentação, tivemos Horn Ensemble e teremos ainda Quintetos para Clarinete, Teclas ao Vento e Ensemble OSM. Fique de olho no site da Praça das Artes para ver quando serão estas apresentações.

PRAÇA DAS ARTES – SALA DO CONSERVATÓRIO

Av. São João, 281- Centro – São Paulo.
Próximo às estações Anhangabaú e São Bento do Metrô
Ingressos: R$ 25 (com meia-entrada)
Capacidade: 200 lugares
Duração: Aproximadamente 60 minutos
Classificação etária: A partir de 10 anos.
www.compreingressos.com/theatromunicipaldesaopaulo

Bilheteria Sala do Conservatório – Praça das Artes

De segunda a sexta das 13h às 19h.
Sábado, domingo e feriados das 11h às 17h.
Em dias de espetáculos, até o início do evento;

Bilheteria do Theatro Municipal

De segunda a sábado das 10h às 19h.
Domingo das 10h às 17h.
Nos espetáculos à noite, até o início do evento;
Em dias de espetáculos pela manhã, a partir das 9h.
http://theatromunicipal.org.br/

(fotos de Nelson Kon)

Praça das Artes SP

chasefaster

chasefaster

Me chamo Edu D’Angelo, mais conhecido como Chase Faster! Nasci em Outubro de 1984 (Libra com ascendente em Libra) e sou um Proudly Nerd assumido! Sou apaixonado pelo universo Geek (Action Figures, Comics, Animes, Filmes dos Anos 80, Seriados antigos, Teatro, Circo, Exposições e Shows) e desde 2006, crio um Setlist mensal com as músicas que mais ouvi naquele mês. Dez anos depois, estou aqui relatando tudo o que venho vivenciado por São Paulo, com muita nostalgia oitentista.